sexta-feira, 15 de abril de 2016

Detalhes sobre o rei Eliaquim (Jeoiaquim)

Eliaquim ou (Jeoiaquim) tinha 25 anos de idade quando Neco o elege rei sobre Jerusalém, em lugar de seu meio-irmão Jeoacaz (Salum,que somente reinou 3 meses) e , que nesse momento estava no Egito (Jr.22:10-12).
Eliaquim (Jeoiaquim) passa a reinar por volta do ano 609 a.C , até 598 a.C , sendo somente 11 anos de reinado sobre Jerusalém (2Rs.23:36).

Sobre seus pais:
Mãe: Zebida, filha de Pedaías, de Ruma (2Rs.23:36).
Pai: Josias , o rei (2Rs.23:34).

Jeoiaquim agradou  a Deus ?
Não, fez tudo quanto era mal aos olhos do Senhor (2Rs.23:37).

Como Jeoiaquim começou a reinar ?
Neco , o Faraó do Egito , não se satisfaz com Jeoacaz, e o nomeia como um rei "vassalo" a seu gosto (2Rs.23:34).

Como Jeoiaquim perdeu o reinado ?
Quando passa a reinar em 609 a.C , como vassalo de Neco, notemos bem que quando Jeoacaz é destronado, Neco  impõe grande tributo sobre Jerusalém (2Rs.23:33) , isto é , Neco impôs imposto sobre Jerusalém , algo que de tempo  em tempo Jeoiaquim seria responsável por esse acerto de contas , esse atributo que eram de 100 talentos de prata , e 1 talento de ouro.Jeoiaquim administrou esse valor a ser pago a Neco da seguinte forma : Jeoiaquim designou algumas pessoas para avaliar as posses de terrenos da população de Jerusalém , sejam eles grandes ou pequenos , desta maneira impôs imposto segundo a avaliação do tal, para desta forma ter com que pagar o imposto a Neco, o Faraó do Egito (2Rs.23:35).
Jeoiaquim , consegue se adaptar a democracia egípcia somente por 4 anos , o ano em que estamos nesse momento é 605 a.C , (Jr.46:2) , é quando ocorre a batalha entre Babilônia e Egito na cidade Carquemis, Nabucodonosor com seu exército , derrota o exército de Neco, sendo Neco derrotado Jeoiaquim ficara livre dos impostos.
Porém , com a conquista de Nabucodonosor sobre Carquemis,o império Babilônico crescia assustadoramente (Jr.25:15-38).
Jeoiaquim se torna vassalo de Nabucodonosor em 604 a.C (2Rs.24:1) , um ano depois da vitória de Nabucodonosor sobre o Egito.Para seu proveito, Nabucodonosor, inicia a primeira deportação quando faz de Jeoiaquim seu rei vassalo , levando consigo alguns dos filhos de Israel e dos príncipes , juntamente com alguns utensílios do templo.Dentre esses cativos estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias (Dn.1:1-6).
Porém,  incentivado pelo Egito, Jeoiaquim se rebelou 3 anos depois (2Rs.24:1) em 601 a.C..Porém , Nabucodonosor só tratou disso em 598/597a.C cerca de 7 anos após a primeira deportação. , onde ordenou que Jeoiaquim fosse preso e que fosse levado a Babilônia com cadeias de bronze (2Cr.36:6) ,juntamente com mais vasos do templo do Senhor, e como a 7 anos atrás Nabucodonosor levara alguns dos vasos, 7 anos depois novamente levou e os colocou na terra de Sinar, isto é , em Babilônia , na casa do seu Deus (2Cr.36:7).

Como Jeoiaquim morreu ?
É certo de que Nabucodonosor ordenou que  Jeoiaquim fosse preso e que fosse levado a Babilônia com cadeias de bronze (2Cr.36:6) , porém nada se sabe sobre onde exatamente morreu, sabemos que Jeoiaquim tinha 25 anos quando começou a reinar , e reinou durante 11 anos , sendo um total de 36 anos vividos.
Jeremias disse de que Jeoiaquim seria arrastado e lançado fora das portas de Jerusalém ,  mas nada se sabe de como  Jeoiaquim foi entregue nas mãos de Nabucodonosor (Jr.22:18-19).

Detalhes sobre Jeoiaquim:
Após Jeoacaz ser destronado por Neco (2Rs.23:33) e ter reinado apenas 3 mêses (2Rs.23:31) Neco elege seu meio-irmão Eliaquim como rei em Judá, pelo fato de Eliaquim ser vassalo do Egito, Neco mudou seu nome para Jeoiaquim.Se Jeoiaquim passou a reinar á comando de Neco, 3 mêses depois de seu meio-irmão Jeoacaz, era 609 a.C. , e se Jeoiaquim começa a reinar com 25 anos de idade, logo, Jeoiaquim nasce no ano : 609+25=634 a.C. , sendo ele meio-irmão de Jeoacaz por parte de pai (o falecido rei bom "Josias , morto em Megido") , sua mãe se chamava Zebida , e seu avô se chamava Pedaías de Ruma (2Rs.23:36).Ou seja , Eliaquim (Jeoiaquim) era 2 anos mais velho que Jeoacaz.Quando o rei Josias havia tomado a filha de Pedaías por sua mulher e tivera um filho com ela em 634 a.C , colocaram o nome de Eliaquim , quando se passaram 2 anos depois , o rei e pai Josias , tomou por mulher agora a filha de Jeremias, que tinha por nome Hamutal , novamente Josias tem outro filho , nascido de outra mulher , o qual colocou o nome de Jeoacaz , o meio-irmão de Eliaquim , e sendo 2 anos mais novo que seu irmão mais velho Eliaquim. 


Um comentário: